Preso é assassinado dentro da maior penitenciária do RN

Penitenciária Estadual de Alcaçuz (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Penitenciária Estadual de Alcaçuz
(Foto: Ricardo Araújo/G1)

Um detento foi assassinado na noite desta segunda-feira (22) dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte. Diretor da unidade, Ivo Freire disse que o crime aconteceu no pavilhão 1, de onde dois presos fugiram por um túnel neste domingo (21). “A Polícia Civil e o Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) já foram avisados”, acrescentou.

Ainda de acordo com o diretor, a identificação do preso só será possível após a retirada do corpo. “Também só teremos a confirmação do que causou a morte dele quando for feita a perícia. Só sabemos que há bastante sangue”, ressaltou.ão

 

Mortes em presídios
Este foi o terceiro detento morto este ano no sistema prisional potiguar. No sábado passado, dia 20, Damião Fernandes dos Santos, de 36 anos, foi assassinado durante uma rebelião na Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar. No dia 21 de janeiro, Gledson Souza Saraiva, preso por assalto, foi encontrado pendurado pelo pescoço dentro da cela 5 do pavilhão 2 da Cadeia Pública de Mossoró.

Ano passado, 28 morreram dentro de unidades carcerárias do RN. Deste total, 25 foram assassinados a facadas ou encontrados enforcados, mortos em condições suspeitas. Outros dois morreram soterrados após o desabamento de um túnel na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. E, no início de 2015, um adolescente morreu ao ser baleado em uma unidade para cumprimento de medida socioeducativa durante uma tentativa de resgate no Ceduc de Caicó. Os números são da Coordenadoria de Análises Criminais da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

[/mmtl-col][/mmtl-row]