AM: governo diz que vacinas de Oxford recebida do governo federal serão enviadas ao interior a partir de terça (26)

Vacinas de Oxford em Manaus. — Foto: Divulgação/Secom
Vacinas de Oxford em Manaus. — Foto: Divulgação/Secom

O Governo do Amazonas informou que as 132.500 doses da vacina contra Covid-19 de Oxford (a AstraZeneca), que chegaram a Manaus nesse sábado (23), serão distribuídas para as cidades do interior a partir desta terça-feira (26).

No início desta semana, 282 mil doses da CoronaVac chegaram ao Amazonas e foram distribuídas na terça-feira (19) aos municípios. A prioridade é para profissionais de saúde, idosos que residem em instituições de longa duração, indígenas aldeados e pessoas com deficiência.

Neste sábado (23), o Amazonas ultrapassou a marca de mais de 7 mil mortos pela Covid-19. Em todo o estado, mais de 248 mil pessoas foram infectadas.

Nesta segunda-feira (25), começará o processo de agendamento para a distribuição. Os municípios precisam realizar o agendamento com 24 horas de antecedência, porque as doses precisam sair com escolta, informou a enfermeira Ângela Desiree, do Departamento Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

Segundo Desiree, as doses ficarão nos contêineres refrigerados na temperatura necessária, de 2 a 8 graus. A previsão do governo é que as doses cheguem em todas as cidades programadas em até 48 horas, a partir do início da distribuição.

G1AM