Assembleia comemora 69 anos de fundação da Tribuna do Norte

O aniversário de 69 anos de fundação da Tribuna do Norte foi comemorado em sessão solene na Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (26). Proposta pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), a celebração do jornal impresso mais antigo em circulação em Natal, reuniu profissionais de destaque de diversas gerações.

“A Sessão Solene de hoje é muito importante porque recorda os 69 anos de uma das mais insignes instituições do nosso Estado. Ela exprime uma das maiores conquistas da imprensa do nosso povo. A Tribuna do Norte tem como princípio norteador a responsabilidade social, transmitindo à população os principais fatos e acontecimentos, mesmo que para isso tenha que desempenhar um grande esforço, em face das mudanças que o jornalismo tem enfrentado nos últimos tempos”, destacou o deputado Ezequiel Ferreira.

O diretor administrativo da Tribuna do Norte, Ricardo Alves, recordou que a ideia inicial era lançar o jornal no dia 19 de março de 1950, dia de São José, santo padroeiro da cidade natal dos fundadores, Aluízio Alves e seus irmãos José Gobat e Agnelo Alves. “Mas por motivos alheios não foi possível”, disse. A primeira edição da Tribuna do Norte circulou no dia 24 de março de 1950, com 12 páginas, matérias jornalísticas abordavam assuntos sobre a política local.

“A Tribuna chega aos 69 anos em um momento em que o mundo está cada vez mais acelerado, que a sociedade está em constante mutação, as relações são mais complexas, imprevisíveis, rápidas e instáveis. Tudo isso exigindo esforços na produção de conteúdo”, disse. Falando em nome dos homenageados Ricardo Alves aproveitou para destacar o perfil dos profissionais que passaram e os que ainda estão trabalhando no jornal. “São pessoas aguerridas, sérias e compromissadas. Nossos mais sinceros agradecimentos”, disse.

Os fundadores do jornal, Aluízio Alves e seus irmãos José Gobat e Agnelo Alves foram homenageados junto com experientes nomes como Garibaldi Alves, Valdir Julião, Carlos Peixoto, Osair Vasconcelos, Vicente Neto, Paulo Tarcísio Cavalcanti e Woden Madruga. Da nova geração, Guia Dantas, Aura Mazda, Rubens Lemos Filho, Thiago Cavalcanti, Sara Vasconcelos, Júlio Pinheiro, Cledivânia Pereira, Anna Ruth Dantas, Aldemar Freire e Washington Rodrigues.

Os repórteres fotográficos Canindé Soares e Magnus Nascimento receberam a honraria pelos seus serviços prestados à Tribuna durante anos.  O chargista Edmar Viana foi lembrado in memoriam.

 

Assessoria

Leave a Comment