Assembleia expõe história do Legislativo Potiguar no Midway até dia 30

Com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), de outros representantes do Poder Legislativo estadual e municipal, Poder Judiciário, secretários de Estado, historiadores, jornalistas, servidores e da população, foi aberta na manhã desta sexta-feira (15), a exposição do Memorial da Assembleia, em cartaz no shopping Midway Mall até o dia 30 de setembro. A mostra revela parte do grande acervo que funciona na sede da Casa.

São objetos diversos, peças de vestuário, mobiliário e documentos que contam parte de uma história que remonta há 182 anos. “Trazer o acervo do Memorial da Assembleia para o shopping Midway Mall é facilitar o acesso da população à história do Rio Grande do Norte. Nesse momento tão especial, registro minha alegria e gratidão ao Memorial da Assembleia por esse trabalho que me surpreendeu positivamente. Cito o nome da ex-coordenadora, Bernadete Oliveira, que sonhou e trabalhou por horas para ver esse momento virar realidade”, afirmou o presidente Ezequiel Ferreira.

O parlamentar encerrou a abertura oficial da exposição sugerindo a realização de uma nova edição da mostra no próximo ano, com acervo ampliado. “Quem sabe no próximo ano possamos ter um espaço maior para mostrar todo o acervo que temos dentro da Assembleia”, disse.

A secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, elogiou a iniciativa de cunho informativo e educacional: “Trazer a exposição para o Midway foi uma excelente iniciativa de aproximar o Legislativo da população, tendo em vista que é o shopping mais movimentado da cidade.  Essa é uma oportunidade para se conhecer a história do Rio Grande do Norte e do Parlamento”, disse ela, que informou que a Secretaria de Educação já está se mobilizando para montar uma programação junto às escolas, para que os alunos também conheçam o acervo nos próximos dias.

A advogada e coordenadora do Setembro Cidadão, afirmou que a iniciativa trata-se de um marco para Natal: “O Legislativo Potiguar sai com parte do patrimônio da história do Rio Grande do Norte para perto do povo, uma maneira das pessoas reconherecem a Assembleia também como ferramenta de Educação, dando visibilidade aos homens e mulheres que marcaram história no Estado e no país”, disse.

O juiz Jarbas Bezerra, um dos idealizadores do Setembro Cidadão, também prestigiou a abertura da exposição: “O Rio Grande do Norte é o primeiro Estado do Brasil a incorporar o projeto Setembro Cidadão, sendo pioneiro. Ver uma exposição desse porte, dentro de um Shopping de Natal, é um sonho que acalento há mais de três anos. Acervos como esse precisam ser trazidos para perto da população. Esse tipo de ação já acontece na Europa e Estados Unidos há anos. É uma coisa que todo mundo vai ganhar: a Assembleia, a população e o shopping”, finalizou.

Também presente na abertura, o superintendente do Midway Mall, Afrânio Marinelli, destacou o caráter de acesso mais popular da mostra para os cidadãos. “Em um shopping que atende clientes de A a Z, oferecer um espaço onde as pessoas podem ter o conhecimento do que é a memória do Legislativa Potiguar, nos dá uma enorme satisfação”, afirmou.

Foto: João Gilberto

Leave a Comment