Assembleia Legislativa apoia 29ª edição do Motores do Desenvolvimento

unnamed (2)

No dia 29 de agosto, às 8h, auditório da sede da PGJ/RN, o Ministério Público Estadual realiza seminário sobre Cidades Criativas e Desenvolvimento Sustentável. Nesta segunda-feira (22), o procurador-Geral Adjunto, Jovino Pereira, o vice-Presidente da Fecomercio, Luiz Antônio Lacerda, o vice-presidente da Fiern, Pedro Terceiro de Melo, e a professora Célia Ribeiro, do gabinete da reitora da UFRN, apresentaram o evento e fizeram a entrega oficial do convite ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

“Além de parabenizar pela importância do tema, discutir novas políticas de desenvolvimento é extremamente oportuno pois estamos no momento de definição de novos gestores. E cada entidade tem obrigação de contribuir com a busca de novas ações de gestão. Aqui na Casa Legislativa estamos inovando com a adoção do Planejamento Estratégico, o único em uma Assembleia Legislativa no país, e em decorrência disto nosso modelo representará o Brasil em evento internacional, no dia 5 de outubro em Madri, na Espanha. Estamos trabalhando para uma Nova Assembleia, mais transparente, mais moderna e mais próxima da população”, destaca Ezequiel Ferreira de Souza, que esteve acompanhado do secretário geral, Augusto Carlos Viveiros, durante a audiência.

O procurador-geral adjunto, Jovino Pereira, reconheceu os avanços da gestão da Assembleia Legislativa. “Temos acompanhado as mudanças. Pelo que percebemos a Casa Legislativa tem se tornado uma instituição mais enxuta, operativa e eficiente. Mesmo reduzindo seus quadros tem produzido e evoluído. Por isto, se insere dentro do contexto de criatividade e desenvolvimento sustentável da temática do Motores do Desenvolvimento”, salienta.

O projeto Motores do Desenvolvimento, idealizado pela RG Salamanca e liderado pela Tribuna do Norte, com apoio da Assembleia Legislativa, está em vigor desde o ano de 2008, tendo alcançado a marca de 28 seminários realizados. A próxima edição, de número 29, será capitaneada pelo MPRN, que pela primeira vez protagonizará a discussão acerca do futuro da economia do Estado, abordando o tema “Cidades criativas como caminho para o desenvolvimento sustentável”.

PROGRAMAÇÃO
8H – abertura do evento com o procurador geral, Rinaldo Reis, prefeito de Natal, Carlos Eduardo e do governador Robinson Faria
9h00 | Palestra 1
TEMA: Cidades Inteligentes e Sustentáveis: tendência mundial para soluções locais.
PALESTRANTE: Alain Grimard – Diretor Sênior para Assentamentos Humanos da ONU Habitat – Brasil.
9h40 | Palestra 2
TEMA: Cidades Criativas: Desafios e Oportunidades.
PALESTRANTE: Ana Carla Fonseca Reis – Sócia-Diretora da Garimpo de Soluções – Economia, Cultura & Desenvolvimento, Economista, Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo.
10h40 | Mesa Redonda
TEMA: Cidades Criativas: Desafios e Oportunidades.
COMPONENTES: Gilka da Mata – Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente em Natal, Especialista em Gestão Ambiental e Mestra em Estudos Urbanos e Regionais pelo Departamento de Políticas Públicas da UFRN; Daniel Nicolau Pinheiros – Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal – SEMURB e Mestrando em Planejamento Urbano pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN.
MODERADOR: Rinaldo Reis – Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Ministério Público do Rio Grande do Norte.
11h20 | Participação da plateia com perguntas dirigidas aos expositores