Assembleia Legislativa celebrou os 40 anos do Encontro de Casais com Cristo

O Legislativo Potiguar realizou sessão solene, na tarde desta terça-feira (19), para homenagear os 40 anos de implantação do “Encontro de Casais com Cristo” (ECC) da Arquidiocese de Natal, circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Estado do Rio Grande do Norte. Proposto pelo deputado Ubaldo Fernandes (PL), o evento reuniu autoridades católicas, casais homenageados e seus familiares.

“Estamos aqui hoje para prestar nossa homenagem ao ‘Encontro de Casais com Cristo’, importante trabalho da Igreja Católica em favor da evangelização das famílias. É uma atividade valorosa que procura edificar o Reino de Deus a partir da família e da comunidade paroquial, contribuindo para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. São momentos especiais, em que marido e mulher têm a oportunidade de refletir sobre vários aspectos da vida conjugal”, destacou Ubaldo Fernandes.

Discorrendo sobre a história do ECC, o parlamentar contou que os Encontros surgiram no Brasil em 1970, em São Paulo, por intermédio do Padre Alfonso Pastore. Já ao Rio Grande do Norte, esses eventos chegaram em 1979, trazidos para a Arquidiocese Metropolitana de Natal pelo então Dom Francisco Canindé Palhano, hoje bispo Diocesano da Diocese de Petrolina. O primeiro ECC em Natal aconteceu em outubro de 1979, na Paróquia Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, acolhido por Monsenhor Lucas Batista Neto.

Ubaldo enfatizou que “nesses 40 anos de história, o ECC foi implantado em 77 paróquias da Arquidiocese Metropolitana, com a participação de cerca de 28 mil casais”. Ainda segundo ele, atualmente a missão de dirigente espiritual do ECC na Arquidiocese de Natal é do Padre Roberlan Roberto de Oliveira Gomes.

“A missão sublime da Igreja na promoção desses Encontros é despertar os casais para que vivam seu casamento de uma maneira cristã, a partir dos valores humanos e cristãos do casamento, das graças do Sacramento, do Matrimônio e da Espiritualidade Conjugal, Familiar e Apostólica. A Igreja, então, inspira um maior relacionamento entre os casais e demais membros da família, dando-lhes motivação para que participem mais da vida na paróquia”, acrescentou Ubaldo.

Marcos e Cristina, um dos casais homenageados, falaram sobre a história do Encontro, bem como das suas funções e objetivos na vida das famílias cristãs. “O ECC é um serviço da Igreja que procura trazer o Reino de Deus para as famílias e, consequentemente, para as comunidades. Ele dispõe sobre aspectos importantes da vida conjugal, renovando os valores cristãos dentro do seio familiar”, frisaram.

Por fim, eles lembraram que ainda possuem o desafio de levar a palavra de Deus para muitos lugares. “Que possamos, ao final da missão, olhar para trás e ter a certeza de que fizemos o nosso melhor e que cada vez mais famílias foram renovadas através dessa abençoada experiência com Deus”, concluíram.

Ao final da sessão, o Padre Roberlan Roberto fez uma oração e agradeceu as homenagens. “Vamos pedir a Deus que derrame Sua graça e Sua bênção sobre todos, nos animando e motivando a permanecermos sempre fiéis na nossa missão”, disse.

Assessoria

Leave a Comment