Comunicação da Assembleia amplia divulgação de notícias do legislativo e registra crescimento nas redes sociais

unnamed

Estreitar as relações entre a população e o Poder Legislativo. Esse tem sido o trabalho da Comunicação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Através das ações do setor, todo o trabalho desenvolvido pelos parlamentares em plenário e em audiências públicas chega ao conhecimento dos potiguares. Em 2016, a ampliação das ferramentas tecnológicas e de divulgação contribuíram para dá mais visibilidade às ações do Legislativo Potiguar.

Em sete meses, a Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa produziu mais de 780 matérias sobre assuntos relacionados ao Legislativo que foram publicadas no Portal da Assembleia, em revistas, jornais e blogs. Os pronunciamentos dos deputados, discussões através de audiências públicas, sessões solenes, além dos projetos e requerimentos discutidos na Casa – em plenário e nas comissões – chegaram ao conhecimento dos potiguares através das plataformas de Comunicação.

A coordenadora de Comunicação da Assembleia, a jornalista Marília Rocha, trabalhou no incremento da comunicação no legislativo. Além do mailing com mais de 2 mil jornalistas e veículos cadastrados, o encaminhamento de notícias através do aplicativo WhatsApp, Facebook, Twitter e Instagram vem contribuindo para que as informações sobre as ações do Legislativo cheguem com mais velocidade para potiguares e de forma direta, na palma da mão. “Ampliamos o envio de notícias e tivemos um crescimento significativo da interação nas redes da Casa, e com isso, estamos conseguindo divulgar o trabalho do Poder Legislativo para a população em todo o Rio Grande do Norte. Essa é a nova realidade de transparência e proximidade com as pessoas, uma regra diária do trabalho na comunicação da Assembleia”, destaca Marília Rocha.

Com o material produzido na Comunicação, os veículos oficiais da Casa (TV Assembleia, Rádio Assembleia e Portal da Assembleia) têm atualização constante no noticiário. “A divulgação das ações da Assembleia em tempo real e para todos é o objetivo do nosso trabalho todos os dias na Casa. Sabemos da importância de informar com responsabilidade tudo que acontece no Poder Legislativo e queremos que a população acompanhe o seu cotidiano. Por isso estamos trabalhando em com todas as mídias para garantir que os potiguares continuem informados sobre o que é discutido e definido na Casa do Povo”, disse o coordenador de Imprensa e Divulgação da Assembleia, o jornalista Rodrigo Rafael.

O novo programa de rádio veiculado de segunda a sexta nas rádios do Estado e as coberturas especiais também marcaram o setor – que manteve população e veículos de imprensa atualizados em tempo real em eventos importantes – como abertura dos trabalhos legislativos em fevereiro; a discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); a cobertura da prestação de contas dos secretários estaduais nas Comissões e audiências públicas de grande apelo.

Falando em comunicação e redes sociais, as mídias da @assembleiarn têm sido ferramentas importantes. Até julho deste ano, o Facebook da Assembleia atingiu quase 70 mil usuários por mês. No Instagram, onde há mais de 15 mil seguidores, o perfil @assembleiarn conseguiu mais 1.500 seguidores em 30 dias, com postagens diversas relacionadas ao Legislativo e também aos municípios do RN. No Twitter, quase 13 mil seguidores acompanham diuturnamente as ações da Assembleia em tempo real.

Para o próximo semestre, a Comunicação lançará novas ações incluídas no Planejamento Estratégico que direciona as ações de modernização idealizadas na gestão do presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB). Uma das novidades será o novo layout do site da Assembleia que além do Portal da Transparência e das páginas da Escola da Assembleia, Procon Legislativo, Assembleia Cidadã irá contar com maior espaço para imagens das sessões e para o conteúdo produzido pela TV e rádio Assembleia.

As campanhas publicitárias educativas e de interesse sociais também devem ser concretizadas, a exemplo da campanha da adoção (que alcançou bons números no esclarecimento do processo de adoção e diminui a fila das crianças no RN) e de combate ao mosquito transmissor da zika e dengue.

Todo o conteúdo de comunicação produzido no Poder Legislativo pode ser acessado no aplicativo da Assembleia o (ALRN) e no Portal da Assembleia no al.rn.gov.br.