Covid-19: Natal tem melhoras nas ocupações das UPAs, não há ninguém intubado

Centro de Atendimento para Covid-19 em Natal atende cerca de 600 ...
Atendimentos no ginásio Nélio Dias — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Há um mês, a situação era muito crítica. A UPA de Pajuçara tinha ocupação de 220% dos leitos, a UPA Pontegi, 160%, e a UPA Cidade Satélite, 90%. O Hospital dos Pescadores também tinha 100% de ocupação.

Hoje, sexta feira, 10, a Secretaria Municipal de Natal (SMS) atualizou o nível de ocupação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, mostrando melhoras nas ocupações.

A UPA de Pajuçara, na Zona Norte, caiu de 220% para apenas 40% de ocupação, a do Potengi caiu para 70%, a de Cidade Satélite caiu para apenas 30% ocupada. Apenas o Hospital dos Pescadores permaneceu com a mesma ocupação.

De todas as unidades, nenhuma apresenta pacientes intubados pelo novo coronavírus. De acordo com a SMS, a diminuição no número de pacientes nas UPAS acontece porque Natal ampliou o número de profissionais de saúde, exames como swab, testes rápidos, horário estendido e adotou um protocolo para uso de medicamentos.

Além disso, a pasta citou que colocou um Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal, “considerada região de maiores índices de contaminação e vulnerabilidade social”.

De acordo com o Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), o RN tem atualmente 651 pessoas internadas por coronavírus, sendo 400 na rede pública e 251 na rede privada. A ocupação dos leitos críticos (semi intensivo e UTI) na rede pública é de 84,9% e na rede privada, de 80%.

G1RN

Leave a Comment