Cristiane Dantas alerta para prevenção da gravidez precoce

A deputada Cristiane Dantas (Solidariedade) destacou nessa quinta-feira (6), durante pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa, a lei de sua autoria que instituiu no Rio Grande do Norte a Semana de Prevenção da Gravidez Precoce, a ser promovida anualmente na primeira semana de fevereiro. De acordo com a parlamentar, a iniciativa visa à promoção de campanhas de conscientização em torno do assunto.

“O objetivo é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas a cerca dessa questão”, disse Cristiane revelando dados do Ministério da Saúde relativos ao ano de 2015, que apontaram mais de 546 mil bebês nascidos de mães com idade entre 10 a 19 anos no Brasil, evidenciando o Nordeste como a região com maior prevalência de gravidez precoce, com 180 mil nascimentos.

Segundo a deputada, o País registrou uma queda de 17% em 2015 quando comparado ao número de bebês nascidos de gravidez precoce em 2004. No entanto, Cristiane avalia que os números atuais ainda são considerados altos, uma vez que representam cerca de 18% do total de nascidos vivos no Brasil.

“Precisamos realmente expandir um programa de contracepção nos postos de saúde. Atuar com mais ênfase nas escolas a temática da educação sexual. Orientar as meninas e meninos sobre a importância da prevenção. Importante ainda enfatizar o papel da família no acompanhamento da sexualidade dos adolescentes através do diálogo e orientação”, alerta Cristiane.

Assessoria