Darwin Weekend abre programação do MCC Virtual com debates sobre evolução e conservação de cavernas

Depois do sucesso em 2021, o Museu Câmara Cascudo prepara mais uma edição do Darwin Weekend, que acontece a partir desta quinta-feira (10) e vai trazer debates e interações virtuais sobre as ideias do naturalista inglês Charles Darwin. Pesquisadores de áreas como a psicobiologia, a paleontologia, genética e educação discutem a influência da teoria evolucionista na ciência contemporânea, além de mergulhar nas profundezas das cavernas para desvendar a riqueza desses laboratórios da evolução da vida e alertar para a necessidade de sua preservação.

A programação é inspirada no Dia de Darwin (ou Darwin Day), celebrado em todo o mundo em 12 de fevereiro, data de nascimento do autor de “A Origem das Espécies” – obra que marcaria o desenvolvimento de ciências como a genética, a biologia molecular, além de trazer influências para áreas como a psicologia e a filosofia. A programação segue até o dia 13 e será totalmente virtual, com transmissão pela plataforma do MCC Virtual no Youtube e Facebook.  


Na quinta-feira (10), às 19h, o bate-papo “Evolução à vista: seleção natural em tempo real” inaugura o evento e traz a participação de Carolina Voloch (UFRJ), Doutora em Ciências Biológicas (Genética) pela UFRJ e estudiosa dos aspectos evolutivos do novo Coronavírus, Rômulo Barroso (UFBA), doutor em zoologia especialista em espécies crípticas e história do pensamento evolutivo, além dos pesquisadores da UFRN Adrian Garda, do Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia, e Eduardo Sequerra, do Instituto do Cérebro.

Na sexta-feira (11), a programação abre espaço para discutir as Teorias Evolutivas Atuais. Às 14h, o primeiro debate trata das “Implicações e Abrangência do Pensamento Evolutivo”, com participação de Alexandre Fadigas de Souza (UFRN), doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas e pesquisador de comunidades vegetais, além de Leonardo Luvison (USP), doutor em educação e especialista no ensino da evolução. Na mesma tarde, às 17h, uma conversa sobre “Evolução e comportamento”, com Maria Emília Yamamoto, professora emérita e fundadora do Laboratório de Evolução e Comportamento Humano da UFRN, e Mauro Silva Jr., do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), ambos pesquisadores especializados na psicologia evolucionista.

O sábado (12) é o dia de desvendar as riquezas ecológicas das cavernas, furnas e grutas – e que estão no alvo de um decreto do Governo Federal que altera as regras de conservação. A partir das 10h, o público pode embarcar em uma viagem virtual à Caverna do MCC, uma reprodução da caverna Olho D’água da Escada, no município de Baraúna, a 315km de Natal. Mais tarde, às 14 horas, os pesquisadores Claude Aguilar (MCC-UFRN), Mestre em Geodinâmica e Geofísica pela UFRN; Lucas Henrique (UERJ), Doutorando em Geociências pela UFRJ e Pedro Tolipan (MCC-UFRN), licenciado em Ciências Biológicas explicam “Como surgem as cavernas”.

Para encerrar o dia, às 17 horas, uma conversa com o tema “A vida no escuro: cavernas, biodiversidade e evolução” deve despertar a atenção dos curiosos para entender como as cavernas ajudam a entender as estratégias de adaptação das espécies. Sergio Lima (UFRN) recebe Diego Bento, analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Cecav/ICMBio), e Rodrigo Ferreira (UFLA), pesquisador da zoologia e ecologia de ecossistemas subterrâneos. 


No domingo, às 15h, um passeio virtual pelo “Incrível Mundo das Plantas”, com apresentação de Glaudson Albuquerque e mediação de Cristiana Medeiros, busca refazer o caminho da evolução dos seres vegetais em uma aventura cheia de perigos e estratégias alucinantes para sobreviver por milhões e milhões de anos. 


A programação completa do Darwin Weekend 2022 está disponível no site do MCC na internet, no endereço www.mcc.ufrn.br. No site, também é possível encontrar os links para inscrições e participação em cada evento. Toda a programação será transmitida pelo MCC Virtual, no nosso site ou através do Youtube e Facebook.

Para não esquecer 

Darwin Weekend 2022

Quando: de 10 a 13 de fevereiro

Onde: MCC Virtual no Youtube e Facebook

Confira a programação completa em www.mcc.ufrn.br

DARWIN WEEKEND NO MCC

QUINTA, 10/02

ABERTURA

19h –  Bate-papo inaugural: “Evolução à vista: seleção natural em tempo real

Adrian Garda (UFRN), Carolina Voloch (UFRJ), Eduardo Sequerra (UFRN) e Rômulo Barroso (UFBA)

SEXTA, 11/02

EVOLUÇÃO HOJE

14h – Implicações e abrangência do pensamento evolutivo

Alexandre Fadigas de Souza (UFRN) e Leonardo Luvison (USP)

Mediação de Glaudson de Albuquerque (UFRN)

19h – Evolução e Comportamento

Maria Emília Yamamoto (UFRN), Mauro Silva Júnior (UnB) e Phiética Silva (MCC-UFRN)

SÁBADO, 12/02

CAVERNAS: LABORATÓRIOS EVOLUTIVOS

10h – Visita mediada virtual: Caverna do MCC

Petro Tolipan (MCC-UFRN) e Cristiana Moreira (MCC-UFRN)

14h – Do Carbono ao Carbonato: Como surgem as cavernas?

Claude Aguilar (MCC-UFRN) e Lucas Henrique Trifilio (UERJ)

Mediação: Pedro Tolipan (MCC-UFRN) 

17h – A vida no escuro:  cavernas, biodiversidade e evolução

Diego Bento (ICMBio) e Rodrigo Ferreira (UFLA)

Mediação: Sergio Lima (UFRN)

DOMINGO, 13/02

EVOLUÇÃO NO PARQUE

15h – O Incrível Mundo das Plantas

Glaudson de Albuquerque (UFRN) e Fernando Ícaro Xavier (Floricultura Pai e Filho)

Mediação: Cristiana Moreira (MCC-UFRN)