Deputada destinará emenda para compra de veículos para coleta de leite materno

unnamed (9)

A falta de carros para a coleta de leite materno para distribuição nos bancos de leite de Natal trouxe preocupação para a deputada estadual Márcia Maia. No pronunciamento desta quinta-feira (09), a parlamentar destacou o problema e sinalizou a destinação de emenda orçamentária para que o Governo do Estado possa adquirir novos veículos para cumprir essa função.

Márcia justificou a proposta em razão da necessidade, no estado, da disponibilidade de leite materno para recém-nascidos, especialmente os prematuros. Segundo dados citados pela socióloga, no RN, nascem aproximadamente 50 mil crianças por ano, sendo que desse total, 10% são prematuras.

Em casos como esse, os bebês precisam se alimentar do leite materno para garantir a evolução saudável. No entanto, muitas mães não produzem leite suficiente para alimentar os filhos e necessitam da doação. “É importante que a saúde pública do estado tenha não apenas estrutura para armazenar, mas também para realizar a coleta deste alimento que salva vidas”, destacou Márcia, em plenário.

Atualmente, a capital potiguar possui três bancos de leite, respectivamente na Maternidade Januário Cicco, Hospital Santa Catarina e o Hospital da Polícia. Não bastasse o nível dos estoques estar longe do ideal, há ainda a dificuldade para a coleta do leite doado por mães em Natal para ser encaminhado às crianças que precisam deste rico e importante alimento.

“Entendemos a importância e, por isso, deveremos destinar emenda ao orçamento para que o Governo do Estado possa fazer a aquisição dos veículos para que o material possa ser coletado. Devemos não apenas incentivar a doação, mas também oferecer condições para que elas possam acontecer”, reforçou.

Márcia Maia é autora do projeto de lei que criou a Semana Estadual de Doação de Leite Materno e também da Semana do Bebê, períodos importantes para avaliação das políticas públicas no segmento e realização de ações de promoção à saúde da Primeira Infância.

Moção

Em plenário, a parlamentar apresentou uma Moção de Aplauso à reitora da Universidade Potiguar – UnP, Sâmela Soraya Gomes de Oliveira pela inauguração da Sala de Apoio à Amamentação, na Unidade Salgado Filho.

A estrutura inaugurada nesta quinta-feira (09) e que contou com a participação da deputada Márcia atenderá aos direitos das mães trabalhadoras que amamentam, permitindo que docentes, colaboradoras e alunas da UnP deem continuidade ao aleitamento materno após o retorno às atividades acadêmicas ou profissionais.

Além de ser um ambiente novo, pensado no conforto e acolhimentos das mães e dos seus bebês, a estrutura também contará com uma equipe capacitada para auxiliar as mulheres na ordenha manual e armazenamento do leite materno quando houver necessidade.

A Sala da UnP também será um posto de coleta para a doação de leite aos bancos de Natal e Grande Natal, o que intensifica a necessidade da campanha de arrecadação de frascos para armazenamento de leite materno.

Assessoria