Diplomata brasileiro ministra curso de atualização em Cerimonial e Protocolo

unnamed (1)
Regidas por um decreto presidencial dos anos 1970, as normas do cerimonial para solenidades oficiais no País vem sendo constantemente aprimoradas para adequar-se às mudanças impostas pelo tempo. Na Assembleia Legislativa, o curso Cerimonial e Protocolo, que está sendo ministrado pelo diplomata César de Oliveira Lima Barrio nesta quinta e sexta-feira (16 e 17) para a equipe cerimonialista da Casa e convidados, é uma oportunidade para atualização e reciclagem sobre os principais aspectos da função.

O curso está sendo oferecido pela Escola da Assembleia e aborda temas como Espaços e logística, trajes, gestual, discursos, precedência de autoridades, entre outros. Membro do Ministério das Relações Exteriores e professor do Instituto Rio Branco, César Barrio explica: “A importância do cerimonial é crucial para qualquer organismo de governo, essencial nas relações públicas de qualquer organismo e no caso do Poder Legislativo não é diferente, tem que refletir a legitimidade do poder e o respeito”, afirmou.

Além da equipe do Cerimonial, participam também servidores de setores que mais lidam com o público, como a Escola do Legislativo, Presidência, Secretaria Administrativa e Assembleia Cidadã. Durante a abertura do evento, o Secretário Geral do Legislativo do RN, Augusto Carlos Viveiros, afirmou que este curso vem ao encontro do novo momento de modernização vivido pela Casa: “A administração pública está se adequando e buscando novos parâmetros da governança corporativa, primando por valores como a meritocracia e o equilíbrio”, afirmou.

Nesta sexta-feira (17), ao final das aulas, está prevista uma atividade prática. César Barrio vai acompanhar seus alunos e avaliar a atuação da equipe cerimonialista durante um evento. Pela manhã, foi traçado um histórico sobre os eventos sediados no Palácio do Itamaraty, abordando os cortejos, espaços logísticos, recepção aos visitantes e questões como segurança, apoio médico, credenciamento e acesso, estes últimos considerados procedimentos mais complicados por quem atua na área.

As atualizações ocorridas pós decreto presidencial foram consideradas como de grande importância pela coordenadora do Cerimonial do Legislativo do RN, Gevaneide Pereira: “Nós trabalhamos seguindo esta norma e temos que nos manter antenados com as mudanças”, afirmou. O servidor José Torquato comentou: “Com novos conhecimentos estamos nos qualificando para prestar um melhor serviço”, afirmou.

Crédito da Foto: João Gilberto