Empreendedores da reciclagem são homenageados na Assembleia Legislativa

A indústria de reciclagem é uma atividade econômica rentável que se desenvolve no Brasil desde início dos anos noventa, apresentando resultado significativos e inúmeras vantagens como a geração de economia nos gastos com matéria-prima, principalmente de materiais não renováveis nas indústrias, e menor desgaste do meio ambiente, que sofre menos com a exploração de recursos naturais, resultando numa melhor regeneração, minimização dos efeitos climáticos e melhor qualidade de vida para a população. Ciente disso, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou na manhã desta sexta-feira (7) sessão solene em homenagem aos empreendedores da reciclagem no RN.

A deputada Cristiane Dantas (SDD), propositora da sessão, afirma que “o que leigos rotulam de lixo, os que trabalham com a reciclagem vislumbram o grande potencial econômico oriundo das garrafas pet, das latinhas de alumínio, dos pneus e eletrônicos inservíveis e até das metralhas da construção civil, transformam tudo isso em novos produtos, riqueza, geram emprego e renda para o Rio Grande do Norte, uma nova ordem econômica pautada pela sustentabilidade”. Cristiane Dantas ainda declarou que “a Assembleia Legislativa tem investido no desenvolvimento de tecnologias de cunho sustentável para a redução significativa do consumo de papel nos processos e atos legislativos. Acredito que a chamada “tecnologia verde” pode ser uma das maiores oportunidades de crescimento econômico, para isto é necessário despertar e plantar hoje o que poderemos colher no futuro próximo”.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte, Roberto Pinto Serquiz Elias, falou em nome dos homenageados. “Há três anos estivemos aqui na Casa em reunião com a deputada Cristiane Dantas apresentando a nossa atividade econômica e ela imediatamente percebeu a importância da indústria da reciclagem, abraçando a nossa causa, apresentando projetos significativos e essenciais para a área. Essa homenagem é um importante reconhecimento para nossa indústria que se encontrava no anonimato, que encontrou no resíduo, em materiais que são descartados, um potencial enorme. O momento é de despertar! Existe uma opção de solução para o problema dos resíduos sólidos no Estado: esta indústria.”

A sessão solene contou com a presença do presidente do Idema, Leonlene Aguiar, dos vereadores do município de Natal, Dickson Nasser Júnior e Nina Costa e representantes da Prefeitura do Natal, do Tribunal Regional do Trabalho e do Tribunal de Contas do RN e diversos empreendedores e trabalhadores da indústria de reciclagem.

Homenageados
Adivani Freire da Costa e Silva
Alexandre Mendes Duarte
Clébio da Câmara Azevedo
Clóvis Tavares Guerreiro Júnior
Danielle Ribeiro de Menezes Lyra
Etelvino Patricio de Medeiros
Geraldo Patricio de Medeiros
Joana Dárc Rodrigues da Silva
José Nobre Neto
Luiz Ubirajara Costa
Modesto Cunha de Azevedo
Roberto Pinto Serquiz Elias

 

Assessoria