Ensino fundamental: Ceará tem 4º maior recuo do abandono escolar do País em 10 anos

Mais de 8,2 mil estudantes das redes pública e privada dos anos do fundamental deixaram a escola em 2019 — Foto: Thiago Gadelha

Mais de 8,2 mil estudantes das redes pública e privada dos anos do fundamental deixaram a escola em 2019 — Foto: Thiago Gadelha

O Ceará vem reduzindo de forma gradual a taxa de abandono escolar entre 2010 e 2019 nos ensinos fundamental e médio. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o estado é o quarto do país que mais recuou o índice de abandono no ensino fundamental, com 75% de queda em 10 anos. No ensino médio, a redução neste período foi de 66%, a quinta mais alta do Brasil.

Como demonstra um estudo do Inep, mais de 8,2 mil estudantes (0,7% do total de matrículas) das redes pública e privada dos anos do fundamental deixaram a escola em 2019. Já no ensino médio, a taxa de abandono no ano passado foi de 3,5%, o equivalente a 12,2 mil alunos.

Isso significa que apenas um aluno do ensino fundamental deixou a escola a cada 150 matrículas realizadas. No ensino médio, a cada 100 matrículas feitas, uma média de três estudantes abandonaram os estudos.

Apesar dos resultados satisfatórios, profissionais da educação temem que neste ano a pandemia tenha impactado a boa trajetória dos números. Especialistas ouvidos pelos G1 apontam que a necessidade de trabalhar, mesmo ainda em idade escolar, o histórico de reprovações, a falta de atratividade nas ações da escola e a violência são alguns dos motivos que fazem crianças e adolescentes abandonarem a escola no Ceará.

G1CE

Leave a Comment