Escola de Música da UFRN abre 39 vagas para 5 cursos gratuitos de instrumentos de sopro

Aulas de trompete são oferecidas — Foto: Photogenia/Freepik

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vai abrir na próxima segunda-feira (17) 39 vagas para interessados nos cursos de extensão de clarinete, saxofone, fagote, trompete e flauta doce.

De acordo com o edital, podem se inscrever crianças, jovens e adultos – há vagas limitadas destinadas a todos os grupos de forma específica. A inscrição deve ser feita pelo sistema integrado da UFRN, o Sigaa, até o dia 28 de fevereiro. Os cursos são gratuitos.

São 15 vagas para introdução ao clarinete, 6 para saxofone, 8 para introdução a fagote, 4 para trompete e 6 para flauta doce (veja as vagas destacadas no fim).

Para se inscrever, é preciso entrar no Sigaa, clicar em “extensão” na coluna esquerda e em seguida em “acesso à área de inscritos em cursos e eventos”. Em seguida, faça o login (se for preciso, faça o cadastro) e na coluna esquerda clique em “cursos e eventos abertos”. Os cursos e eventos abertos vão aparecer em uma lista, você pode filtrá-la para ver apenas os cursos de 2020. Para se inscrever, é só clicar na seta verde.

Veja os cursos

Introdução ao Clarinete para crianças (Nível I) – 15 vagas

  • Este curso visa oferecer noções básicas para crianças que tiveram pouco ou nenhum com o clarinete. As aulas serão semanais em grupo de 5 alunos e terão a duração de 60 minutos.

Curso de Saxofone – 6 vagas (3 infanto-juvenil e 3 adultos)

  • Visa desenvolver o ensino e aprendizagem em nível básico de conceitos e técnicas fundamentais à prática instrumental. As turmas serão organizadas em níveis, de acordo com a faixa etária dos alunos. Turma I: de 8 a 14 anos. Turma II: a partir de 18 anos.

Curso de Introdução ao fagote – 8 vagas (infanto-juvenil e adulto)

  • O de curso de introdução ao fagote tem o objetivo de desenvolver o ensino de conceitos e técnicas fundamentais à prática do fagote, instrumento musical da família das madeiras.

Curso de trompete – 4 vagas

  • O curso visa oferecer oportunidades de aprendizagem dos fundamentos técnicos e musicais básicos do instrumento trompete, e tem como público alvo jovens trompetistas entre 8 e 12 anos de idade, oriundos de projetos sociais, bandas marciais ou qualquer outra instituição que possua um grupo musical com atividades regulares. A participação em grupo musical com atividade regular é pré requisito para a realização da inscrição.

Introdução à flauta doce – 6 vagas

  • Tem por objetivo desenvolver a técnica elementar da flauta doce soprano visando à formação integral do professor que utiliza a flauta doce como instrumento musicalizador. O curso é direcionado a discentes que trabalham com a flauta doce nos projetos de extensão da UFRN (Ciart, Esperança Viva, PIBID etc.) e ex-alunos que utilizam a flauta doce em projetos sociais na comunidade.

Fonte: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte

Leave a Comment