Ezequiel Ferreira homenageia diplomata durante curso de atualização em cerimonial

unnamed (2)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), acompanhado do secretário geral do Legislativo do RN, Augusto Carlos Viveiros, homenageou o diplomata César de Oliveira Lima Barrio, nesta sexta-feira (17), durante o segundo e último dia do curso Cerimonial e Protocolo, que vem sendo ministrado para a equipe de cerimonialistas da Casa e convidados. Na oportunidade o presidente presenteou o diplomata com um livro sobre o Rio Grande do Norte e uma escultura dos Três Reis Magos.

Ao agradecer a presença do diplomata César Barrio, o presidente enalteceu a política de qualificação da atual gestão via Escola da Assembleia. “Capacitar os servidores da Casa Legislativa é uma das prerrogativas do planejamento estratégico que norteia a gestão. Implantamos o primeiro mestrado numa escola legislativa do país, os cursos de pós-graduação em andamento e programamos cursos específicos voltados para as demandas do Legislativo Potiguar, como este para a equipe do cerimonial”, destaca Ezequiel Ferreira.

Para a coordenadora do Cerimonial do Legislativo do RN, Gevaneide Pereira, as informações repassadas durante o curso trouxe a equipe de cerimonialistas da Assembleia para um outro nível sobre a temática. O servidor José Torquato salientou: “Com novos conhecimentos estamos nos qualificando para prestar um melhor serviço”, afirmou.

A capitã PM, Geórgia Câmara, chefe de cerimonial da Polícia Militar, participou do curso e destacou como ponto importante o alinhamento de suas atividades com as práticas que ocorrem na capital do país, onde as atividades de cerimonial são bem mais exigidas. “As normas do cerimonial vêm sendo constantemente aprimoradas para adequar-se às mudanças impostas pelo tempo. E neste curso tivemos de modo prático e didático, porque teve vivência prática na atividade”, elogia.

O curso oferecido pela Escola da Assembleia abordou temas como: espaços e logística, trajes, gestual, discursos, precedência de autoridades, entre outros. Membro do Ministério das Relações Exteriores e professor do Instituto Rio Branco, César Barrio explica: “A importância do cerimonial é crucial para qualquer organismo de governo, essencial nas relações públicas de qualquer organismo e no caso do Poder Legislativo não é diferente, tem que refletir a legitimidade do poder e o respeito”, afirma.

Além da equipe do Cerimonial, participam também servidores de setores que mais lidam com o público, como a Escola do Legislativo, Presidência, Secretaria Administrativa e Assembleia Cidadã.

Crédito da Foto: Eduardo Maia