Ezequiel Ferreira pede a inclusão de municípios do Seridó no Programa Compra Direta

unnamed (1)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) pediu a inclusão de dez municípios da região Seridó Oriental na lista dos contemplados com equipamentos para centrais de comercialização do Programa Compra Direta. Com este requerimento Ezequiel busca assegurar melhores condições estruturais de produção para o homem do campo e garantir a compra do que for produzido de forma associativa. Os municípios são Acari, Bodó, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Lagoa Nova, Santana do Natos, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz.

“Em períodos de carência e emergência como a que o semiárido tem atravessado nos últimos cinco anos de seca, todos os setores tem que se unir para prover o sustento do homem do campo. É necessário incentivar a convivência com a seca, indo de encontro às necessidades de abastecimento d´água para o sustento e manutenção dos animais e adquirindo sua pouca produção e das associações e cooperativas”, justifica Ezequiel Ferreira que também é presidente do Comitê de Ações de Combate à Seca da Assembleia.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – Compra direta) é o resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), firmada em 2013. Com o objetivo de promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar, garantindo o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, totaliza R$ 9 milhões.

A proposta beneficia 161 municípios com a estruturação das Centrais de Comercialização do Compra Direta no Rio Grande do Norte. O Compra Direta também reduz o êxodo rural, gerando ocupação e renda, agregando valor à produção agrícola, incentivando o associativismo e o cooperativismo com a participação do Governo do Estado, por meio da Emater, que adquire a produção e repassa os alimentos para instituições cadastradas, como escolas, hospitais, abrigos de idosos, creches, entre outras.

Entre os itens solicitados pelo presidente da Assembleia estão balanças de 30 kg e 300 kg, computadores e veículos tipo caminhoneta leve (Saveiro).

Assessoria