Forte chuva isola cidades, mata 2 e deixa desaparecidos na Grande São Paulo

Ônibus ilhado em meio a alagamento em SP — Foto: Reprodução/TV Globo

A forte chuva que começou na noite de domingo (10) e se estende pela segunda (11) provocou alagamentos em diversas regiões da Grande São Paulo e bloqueou vias de acesso para a capital paulista. A previsão é de mais chuva durante o dia.

Veja o que está acontecendo

  • Rodízio de veículos está suspenso (carros com placas final 1 ou 2 podem circular normalmente)
  • Zona Azul suspensa na capital
  • Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) também foram liberadas
  • Desabamento deixou 2 mortos, 2 feridos e 2 desaparecidos em Ribeirão Pires
  • Na Zona Leste, uma criança ficou ferida em estado grave
  • Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) está fechada
  • Marginal Tietê tem alagamentos e está com alerta para transbordamento
  • Via Anchieta tem interdição na altura da antiga Uniban
  • Avenida do Estado tem vários pontos de alagamento
  • Córrego da Mooca e Rio Tamanduateí transbordaram
  • Chuvas devem persistir durante o dia
Criança é resgatada por bombeiros por bote em alagamento em São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

Os lugares mais afetados são os bairros de Vila Prudente e Ipiranga, e as cidades do ABC. Os bombeiros contabilizam 601 ocorrências de enchentes, 121 quedas de árvore, 54 ocorrências de desabamento e 3 deslizamentos graves.

Em Ribeirão Pires, no ABC Paulista, o desabamento de uma casa deixou 2 mortos e dois feridos. Há duas pessoas soterradas, informou o Corpo de Bombeiros.

No Jardim Zaíra, em Mauá, três casas desabaram após um deslizamento de terra. Ninguém se feriu. O mesmo bairro registrou a morte de 4 crianças em fevereiro após outro deslizamento.

Em São Rafael, Zona Leste da capital, um deslizamento de terra atingiu uma casa. A mãe e duas crianças ficaram feridas – uma delas em estado grave. Em Embu, na Grande São Paulo, o desabamento de uma casa deixou 3 feridos graves.

No bairro do Sacomã, no sudeste da capital, carros foram levados pela força da água e outros veículos ficaram ilhados pela enchente forçando seus ocupantes a ficarem no teto dos veículos.

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE) informou que há diversos pontos intransitáveis na cidade (veja a lista dos pontos ao final desta reportagem). A circulação de trens na Linha 10-Turquesa da CPTM está interrompida, sem previsão de normalização.

A Marginal Tietê está em estado de alerta para transbordamento, com risco elevado nas pontes da Dutra, Piqueri e Limão, segundo o CGE.

Bombeiros resgatam mulher e crianças que estavam ilhados em alagamento em São Caetano do Sul — Foto: Reprodução TV Globo

Fonte: https://g1.globo.com

–:–/–:–