Francisco do PT pede plano de carreira dos fiscais e agentes agropecuários do RN

O deputado estadual Francisco do PT apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) solicitando à Governadora, Fátima Bezerra; ao secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha; à secretária de Administração, Virgínia Ferreira e ao diretor Geral do IDIARN, Mário Victor Freire Manso; que deem prosseguimento ao Plano de Cargos, Carreira e Salário dos Fiscais Estaduais Agropecuários e Agentes Fiscais Estaduais Agropecuários.

Conforme o parlamentar, a atividade do Serviço de Defesa e Inspeção Agropecuária realizado pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) é de suma importância, pois tem como finalidade impedir a introdução e/ou a disseminação de doenças de animais ou pragas de vegetais não existentes no RN, além de controlar e erradicar as doenças identificadas. Também garante a produção inócua de alimentos de origem animal e vegetal.

Entretanto, segundo Francisco do PT, apesar de uma grande atuação do IDIARN, os Fiscais Agropecuários possuem o mais baixo salário quando comparado aos demais profissionais das agrárias (Médicos Veterinários e Agrônomos) do RN. “Os Fiscais e Agentes Fiscais Estaduais Agropecuários não dispõem de plano de cargos e salários e são os únicos que não possuem nenhum tipo de auxílio implantado, o que tem levado à exoneração de diversos servidores. A demanda do agronegócio estadual só aumenta, fato que nos preocupa com um mercado em plena expansão para os produtos potiguares”, esclareceu.

Leave a Comment