Gestão da UFRN é homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi homenageada em sessão solene nesta quinta-feira (6) na Assembleia Legislativa. Proposta pelo deputado Sandro Pimentel (PSOL), a solenidade teve a finalidade de homenagear a gestão dos quatro últimos anos da UFRN. O empenho e dedicação dos servidores da Universidade Potiguar foram ressaltadas nos discursos.

“É uma imensurável alegria está hoje aqui homenageando a gestão da UFRN. Nem um país, nem uma nação do planeta conseguiu se desenvolver sem a educação, que é o principal alicerce, a principal âncora de desenvolvimento de um país”, disse Sandro Pimentel.

O parlamentar contou em seu discurso que era um sonho do seu pai agricultor e de sua mãe professora de escola pública vê-lo ingressar em uma universidade, “Entrar nos portões de uma universidade não fazia parte dos sonhos de um filho de trabalhador rural há vinte anos, para mim era uma utopia, mas nós conseguimos”, relatou o propositor. Sandro Pimentel falou que por muitas noites ficou estudando à luz de lamparina para um dia realizar o sonho dos seus pais e com doze anos chegou à capital do RN para estudar na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte.

Foi através de concurso público que o deputado Sandro Pimentel “cruzou os portões” da UFRN. O mesmo foi vigilante da instituição e conseguiu se formar em Gestão Pública pela UFRN. “Não teria momento mais oportuno, eu estando aqui nessa Casa, com honra, com orgulho fazer esta sessão solene para reconhecer o avanço das universidades públicas e o valor do trabalho que teve a gestão da professora Ângela”, enalteceu o Parlamentar.

A primeira reitora mulher da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz falou em nome dos homenageados, em um discurso emocionante de agradecimento pelo que viveu e pelas conquistas junto aos servidores da instituição. “Após oito anos de gestão, sempre contando com a atuação solidária e proativa de uma equipe que os homenageados aqui representam, posso dizer que me tornei mais realizada como brasileira e cidadã, na tripla condição de administradora, professora e mãe, em todas elas buscando condição da grande importância de ser mulher”, disse Ângela Paiva. Ela ainda ressaltou ter a certeza de que valeu a pena todo esforço e que junto com sua equipe contribuiu para o crescimento da instituição. “Agradeço também às instituições governamentais e a imprensa potiguar, pelo apoio. A UFRN cresceu de forma sustentável e inclusiva”.

A solenidade contou com a presença dos deputados estaduais Francisco do PT, Isolda Dantas (PT), Allysson Bezerra (SDD) e George Soares (PR). O deputado Hermano Morais (MDB) justificou a sua ausência em virtude de sua participação no Encontro Nacional de Presidentes de Comissões de Educação das Assembleias Legislativas. Participaram também Getúlio Marques Ferreira, secretário de Educação do Estado, representando a governadora Fátima Bezerra (PT); Cristina Diniz, secretária municipal de Educação, representando o prefeito Álvaro Dias (MDB); Euflausino Pereira Filho, coordenador do SINTEST; além de servidores e professores da UFRN.

Homenageados 
Na solenidade foram homenageados os servidores: João Emanuel Evangelista de Oliveira, Jorge Dantas De meio, Joseleno marques, Maria de Fatima Freire de Melo Ximenes, Tarcísio Gurgel dos Santos, Maria Cármem Freire Diógenes Rêgo, Celia Maria da Rocha Ribeiro, Virginia Maria Dantas de Araújo, Andrea de Melo Gondim Brito, Mirian Dantas dos Santos, Ângela Maria Paiva Cruz, José Daniel Diniz Melo representado pelo vice-reitor Henio Ferreira de Miranda

Assessoria