Governo do RN retoma gestão da Fortaleza dos Reis Magos

Foto aérea mostra Fortaleza dos Reis Magos. Construção demorou 30 anos e foi concluída em 6 de janeiro de 1598 (Foto: Canindé Soares)

gestão da Fortaleza dos Reis Magos deixará de ser do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e passará para o governo do Rio Grande do Norte. A decisão aconteceu durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (4).

Por determinação do governador Robinson Faria, foram assegurados recursos do Programa Governo Cidadão para recuperação da estrutura da fortaleza, que já conta com um projeto executivo e que em breve será licitado.

Segundo o Diretor do programa PAC Cidades Históricas, Robson Almeida, que veio à Natal para fechar o compromisso, é de interesse do IPHAN que o equipamento volte a ser gerido pelo Rio Grande do Norte. “Da nossa parte a decisão está tomada. Faltando apenas tomarmos as medidas formais para que o forte esteja disponível na sua plenitude para o Estado”, disse.

A Secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, disse ser prioridade para o Governo a retomada do espaço para o turismo e para a população do Rio Grande do Norte. “O Estado do Rio Grande do Norte está muito animado em receber o Forte, e fazer o turismo voltar a funcionar naquele equipamento é uma das prioridades do Governo”, declarou.

Do G1RN