Hemonorte : Doadores reclamam ao BG dizendo que foram impedidos de doar sangue por falta de material para coleta

Dois doadores entraram em contanto com o Blog do BG para alertar uma situação importante. O Hemonorte está sem material para receber doações de plaquetas, precisando desmarcar todos os recebimentos dos voluntários.

Segundo uma das fontes, três meses atrás também houve problemas com o fornecedor das máquinas e o recebimento de doações também ficou suspenso.

“A gente fica triste, pois sabemos que as plaquetas praticamente vão direto pra pacientes de C A e que cada bolsa, tem validade de 5 dias. Desta forma, é certo que os pacientes já estão sem reposição das plaquetas necessárias”, disse um dos doadores.

A doação de sangue é importante e necessária, externando algo que a sociedade precisa ficar alerta.

No último dia 24, a governadora Fátima Bezerra (PT) assinou ordem de serviço para para viabilizar nova estrutura à unidade, a fim de qualificar o SUS na prestação de serviço do hemocentro de Natal, que coordena os demais distribuídos no estado. O valor orçado foi de R$ 833 mil, recursos provenientes de convênio com interveniência da Caixa Econômica e contrapartida do Governo do Rio Grande do Norte, a obra tem previsão de execução de 180 dias.

É uma pena que esteja acontecendo o que foi reclamado pelos voluntários que foram impedidos de doarem sangue em favor de quem precisa, infelizmente a vida não pode esperar 180 dias. Mas esses prazos é mais uma burocracia que trava o andamento do serviço estatal.

Com a colaboração do BG

Leave a Comment