Maternidade do Hospital Regional de Macaíba é inaugurada

noticia_142288
Nova ala materno-infantil da unidade está dotada de 51 leitos e dois centros cirúrgicos para atender às mulheres em trabalho de parto.

O governador Robinson Faria inaugurou, na noite desta segunda-feira (13), o setor de maternidade do Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba. A unidade, ampliada pelo governo estadual, permitirá o nascimento de cerca de 250 crianças por mês, após um hiato de seis anos sem nascer um macaibense sequer.

A ampliação do hospital ganha ainda mais relevância, quando se leva em conta que ele está situado em uma área estratégica que compreende também os municípios de São Gonçalo, Parnamirim e Natal, com alta demanda de pacientes. A nova ala materno-infantil da unidade está dotada de 51 leitos e dois centros cirúrgicos para atender às mulheres em trabalho de parto.

“A partir de hoje, o sofrimento das mães de Macaíba que tinham que bater na porta da prefeitura ou se arriscar no trânsito para ter seus filhos em Natal vai acabar. E hoje é para mim um dos dias mais emocionantes que eu já tive como governador do Estado. Vou dormir realizado”, destacou o governador Robinson, que afirmou ter colocado a abertura da maternidade como uma prioridade em seu governo.

O prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, parabenizou o governo estadual pelo esforço para ativar a maternidade no Município. “Robinson, quero agradecer publicamente pelo seu trabalho incansável. Com muita determinação, conseguiu fazer o que muitos tentaram e não fizeram. Sem essa determinação, não estaríamos aqui hoje transformando esse sonho em realidade”.

A secretária de Estado da Saúde Pública, Eulália Albuquerque, atestou a qualidade das novas instalações. “Como médica, sei que estou entregando à população um serviço digno, que permitirá que as mães tenham seus filhos com segurança aqui mesmo na cidade”, afirmou. “No início, esperamos fazer o nascimento aqui de cerca de 250 crianças por mês, mas a expectativa é ampliar ainda mais este número com o decorrer do tempo”, acrescentou a subsecretária da Saúde, Ederlinda Dias. O Estado vai direcionar 14 obstetras e 5 pediatras para a unidade.

Ainda participaram da solenidade os deputados estaduais Ricardo Motta, Galeno Torquato e Albert Dickson, o deputado federal Rafael Motta, os secretários de Estado de Relações Institucional, Getulio Ribeiro, da Infraestrutura, Jader Torres, de Administração, Cristiano Feitosa, e a chefe do Gabinete Civil Tatiana Mendes Cunha, além de vereadores e autoridades municipais. O Ministério Público Estadual estava representado pelas promotoras Iara Pinheiro e Raquel Germano.

Novos macaibenses

A inauguração da maternidade do Hospital Regional de Macaíba é um alívio para mães como Talita Rochelly, 30 anos, que está no 8º mês de gestação. A auxiliar administrativa fez todo o pré-natal na unidade, mas, se não tivesse ocorrido a conclusão das obras, ela teria que dar a luz em outra cidade.

“Nós, ao final da gestação, somos encaminhados ou para a maternidade de Felipe Camarão ou para o Hospital Santa Catarina, todos dois em Natal. Mas agora estou muito feliz porque vou poder ter meu filho aqui mesmo, em Macaíba. Meu filho vai ser macaibense”, comemorou a jovem, grávida do segundo filho.

Talita participou de uma das várias homenagens realizadas durante a noite da inauguração. Outra grávida, Adriana Gonçalves, entregou ao governador, em nome das mães de Macaíba, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição do artista Aldo Rodrigues.

Nominuto.com