Memorial vai digitalizar acervo para acesso à população

O acervo do Memorial do Legislativo ficará com o acesso ainda mais fácil à população norte-riograndense. A Assembleia Legislativa está produzindo a digitalização de todo o material que terá um espaço no site da Assembleia onde todos poderão conseguir informações, documentos, fotos e imagens de objetos que compõem a história do Poder Legislativo potiguar. Além disso, o próprio Memorial terá um equipamento onde a população poderá fazer consultas sobre o acervo.

De acordo com o diretor de Políticas Complementares da Assembleia, Ricardo Fonseca, a medida tem o objetivo de contribuir com a propagação da história do Poder Legislativo e ampliar o acesso de estudantes ao acervo dos mais de 180 anos do Poder Legislativo potiguar.

“É uma ação que vai dar mais visibilidade ao Memorial, que guarda um acervo sempre muito elogiado por todos que têm a oportunidade de conhecer. Com certeza, será uma enorme contribuição à sociedade”, explicou Ricardo Fonseca.

Atualmente, o Memorial do Legislativo é sediado no Palácio José Augusto, onde é aberto à visitação e também promove ações itinerantes, montando estruturas em escolas e shoppings de Natal, com o acervo exposto e profissionais do Legislativo atuando para explicar a representatividade de cada objeto. Agora, o objetivo é que as pessoas possam fazer pesquisas sem precisar se deslocar.

Até o próximo domingo (30), o Memorial do Legislativo Potiguar estará presente no Natal Shopping Center, onde expõe parte do acervo que remonta a história do Parlamento do Rio Grande do Norte. A exposição integra a programação da quinta edição do Setembro Cidadão, que conta também com a participação do Memorial Câmara Cascudo e do Instituto Histórico e Geográfico (IHGRN).

Para a mostra no espaço, o Memorial Legislativo reúne peças e documentos sobre a criação de partidos políticos, títulos, urnas, dentre outros. A exposição no Natal Shopping é aberta gratuitamente à população das 16h às 22h. Essa é a segunda vez que o Memorial do Legislativo Potiguar leva o seu acervo a um shopping da capital. No ano passado, esteve no Midway Mall, atraindo cerca de 3 mil visitantes ao stand de exposição do projeto.

“Estamos promovendo a digitalização do acervo, que é muito vasto, e tudo será disponibilizado na Internet. Além disso, esse material será atualizado constantemente, de acordo com novas doações que o Memorial receber”, disse Ricardo Fonseca.

A expectativa da Diretoria de Políticas Complementares da Assembleia é que o acervo já esteja digitalizado e à disposição da população até o fim deste ano.

Assessoria

Leave a Comment