Países reconhecem Jerusalém como capital do Estado da Palestina

Resultado de imagem para Jerusalém se torna capital da Palestina
Muçulmanos palestinos entoam gritos de protesto em frente ao Domo da Rocha, em Jerusalém, em resposta ao reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelos EUA – AHMAD GHARABLI / AFP  

Istambul – Os países da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) acordaram nesta quarta-feira reconhecer Jerusalém Oriental como capital do Estado da Palestina e convidaram as outras nações a fazer o mesmo, em resposta à decisão dos EUA de declarar Jerusalém como capital de Israel.

“Declaramos Jerusalém Oriental como capital do Estado da Palestina e convidamos todos os países a reconhecer o Estado da Palestina com Jerusalém Oriental como sua capital ocupada”, indica a minuta da declaração preparada nesta quarta-feira em Istambul por esta organização, formada por 57 países de maioria muçulmana.

A OCI, formada por 57 países de maioria muçulmana, inclui desde sua fundação em 1969 a Palestina como membro pleno, com sua capital em Jerusalém.

O documento, apresentado pelos “reis, chefes de Estado e de Governo dos Estados membros da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI)”, apresenta em 23 pontos a postura do mundo muçulmano perante a decisão dos EUA.

 

Fonte: https://exame.abril.com.br/mundo/paises-reconhecem-jerusalem-como-capital-do-estado-da-palestina/