Pesquisa aponta que mais de 70% do RN não pretende votar em Fátima Bezerra

Resultado de imagem para Fátima Bezerra
Fátima Bezerra estava com Robinson Faria em 2014/ Foto: da Internet

A última pesquisa divulgada e encomendada pelo AGORA RN, que foi realizada entre os dias 11 e 13 de maio com 1,3 mil eleitores em todas as regiões potiguares. Com uma margem de erro é de 3% para mais ou menos, com grau de confiabilidade de 95%, aponta a senadora Fátima Bezerra na frente para o governo do Estado do Rio Grande do Norte. O que não significa que a petista será eleita governadora do Estado.

Nas eleições de 2014 as pesquisas apontavam vitória de Henrique Alves (MDB) contra Robinson Faria (PSD), este ultimo totalmente desacreditado nas pesquisas. Mas para surpresa das pesquisas, houve o segundo turno e Robinson bateu Henrique.

Os números: 

Fátima Bezerra (PT): 29,3% ( Já teve mais de 33%)

Carlos Eduardo (PDT): 12% (se mantem)

Robinson Faria (PSD): 8,4 (cresceu um pouco)

Geraldo Melo (PSDB): 3,2 (apareceu na última pesquisa com mais 8%)
Clorisa Linhares (SD): 1,4
General Girão: 1%

Olhando os números friamente, sem paixão, pode-se ver que há um empate técnico entre a petista e os demais candidatos. O que aponta que esses eleitores que nesse momento não escolheram Fátima, podem não a escolher no segundo turno.

Fátima tem dificuldades de conseguir o seu vice, e pode se negar a oferecer a vaga o PHS, único partido que seguirá, até ao  momento com o PT. O PHS já disputa a vaga para senado com a deputada federal Zenaide Maia (nenhuma mudança política), e seu nome se consolida para a disputa.

Ademais, mais de 30% dos entrevistados, na pesquisa, não conseguiram manifestar o seu voto; optando por nulo, branco e ninguém.

Concluímos que 70% do eleitorado do RN não pretende, no momento, votar em Fátima Bezerra. Alem do mais, Fátima é pré-candiada há quase quatro anos, não conseguindo consolidar seu nome entre outros partidos, o que pode dificultar sua chegada ao governo.