Projeto de reciclagem transforma pneus em decoração no RN

Com material reciclado, jovens fizeram brinquedos para centro infantil de Pureza (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Com material reciclado, jovens fizeram brinquedos para centro infantil de Pureza (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

G1 – Um grupo de escoteiros decidiu transformar pneus velhos em decoração na cidade de Pureza, a 60 quilômetros de Natal. Os jovens recolhem os pneus e fazem objetos como lixeiras, mesas e até brinquedos.

Lixeiras para a cidade foram feitas (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Lixeiras para a cidade

A ideia nasceu durante uma reunião dos escoteiros. Agora, eles colocam em prática tudo que aprenderam sobre reciclagem.

Os potiguares transformaram pneus antigos em lixeiras, que foram colocadas em praças da cidade. Também usaram os pneus para construir a base de uma mesa e o tampo de madeira também foi reciclado. “Eu descobri que sou capaz de inventar algo. O trabalho está ficando massa”, explicou o escoteiro José Teixeira.

Além de reciclar, a turma ainda retirou de circulação os pneus que poderiam ser focos do mosquito Aedes aegypti. “É gratificante para mim porque vamos reduzir bastante os focos na cidade”, disse o escoteiro Alisson Augusto Feliz.

Escoteiros também construíram uma mesa para decoração (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

As obras dos escoteiros também foram feitas para um centro de educação infantil de Pureza. Eles fizeram brinquedos com os materiais reciclados. “Antes, era só areia. As crianças não tinham nada para brincar, nenhum espaço. Com esse projeto de reciclagem dos escoteiros, agora tem um espaço”, comemorou Ivonize Ferreira, diretora do centro infantil.

O benefício para os moradores da cidade é um prêmio para Fabiano Silva, presidente do Grupo de Escoteiros. “É isso que o escotismo ensina. Ajudar o próximo, fazer um trabalho comunitário para a cidade. Esse foi o objetivo do grupo esse ano, fazer um trabalho realmente voltado para a comunidade”, disse.