Temer nomeia ex-mulher de Gilmar Mendes para conselho da Itaipu

President of the Superior Electoral Court Mendes smiles during a session where Brazil’s electoral court will take up a 2014 case that could unseat President Temer in Brasilia
Gilmar Mendes: mandato de conselheira da ex-mulher do ministro do STF poderá ser exercido até maio de 2020 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Brasília – O presidente Michel Temer nomeou nesta terça-feira, 12, novo diretor e conselheiros da Hidrelétrica de Itaipu. Foi designada conselheira da binacional a advogada Samantha Ribeiro Meyer, ex-mulher do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

Em maio, Samantha assinou parecer usado pela defesa do presidente na ação movida pelo PSDB que pediu a cassação da chama Dilma-Temer. O mandato de conselheira poderá ser exercido até maio de 2020.

Também foi nomeado o engenheiro agrônomo Newton Luiz Kaminski para o cargo de diretor de Coordenação de Itaipu, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial da União desta terça. Atual superintendente de Obras e Desenvolvimento da binacional, Kaminski entrará no lugar de Hélio Gilberto Amaral, que foi exonerado, a pedido. Amaral havia assumido o cargo em junho.

Outro conselheiro apontado foi o advogado Frederico Matos de Oliveira, que atua como diretor do Departamento de Articulação com os Estados da Secretaria de Governo da Presidência da República.

 

Fonte: https://exame.abril.com.br/brasil/temer-nomeia-ex-mulher-de-gilmar-mendes-para-conselho-da-itaipu/