Vacinação contra o sarampo tem dia D sábado (15) na capital potiguar

A primeira fase da campanha começou no último dia 10 de fevereiro e se estende até o dia 13 de março e tem a intenção de imunizar cerca de 12 mil pessoas na capital. — Foto: Honório Moreira

O Dia D de mobilização da primeira fase da campanha nacional contra o sarampo acontece neste sábado (15) em Natal. Cerca de 70 salas de vacinação estarão disponíveis, das 7h às 13h, para receber e imunizar pessoas com idade entre 5 e 19 anos que ainda não tenham tomado a primeira dose da vacina ou que estejam com o cartão vacinal incompleto. A abertura do Dia D será às 8h, na Unidade Básica de Saúde de Candelária.

A intenção da mobilização é disponibilizar um dia a mais para que a população possa se imunizar contra a doença. É preciso levar documento de identificação e o cartão de vacina.

A primeira fase da campanha começou no último dia 10 de fevereiro e se estende até o dia 13 de março e tem a intenção de imunizar cerca de 12 mil pessoas na capital.

A política do sistema vacinal do Ministério da Saúde estabelece que duas doses da vacina devem ser aplicadas para mulheres e homens com idade entre 12 meses e 29 anos de idade, sendo a segunda dose aplicada com intervalo de 30 dias.

Doença altamente contagiosa

  • O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte;
  • Os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente;
  • A prevenção da doença é feita por meio da vacinação, e os especialistas reforçam que não há relação entre a vacina e o autismo.
Sarampo tabela — Foto: Arte/G1

Fonte: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia

Leave a Comment