Viaduto do Baldo será liberado para tráfego na próxima sexta-feira

noticia_141978

O Viaduto do Baldo deve ser liberado para o tráfego na próxima sexta-feira (10). A informação é do secretário Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), Tomaz Neto. Segundo ele, o único serviço que falta para entregar a obra é o de sinalização da via. “A pista já está toda demarcada e, caso faça sol, o serviço pode ser concluído nas próximas 48h”, afirmou.

O viaduto foi interditado no dia 4 de outubro de 2012, após denúncia da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente. Na época, a Semopi (antiga Semov) realizou inspeção no local e constatou, dentre outras irregularidades, o comprometimento estrutural dos primeiros vãos ao lado da avenida Prudente de Morais.

Segundo o secretário Tomaz Neto, a empresa BMB Construções Ltda, vencedora da licitação da obra, começou a tocar a reforma em meados de 2014. “Nós encontramos o viaduto interditado em 2012 e sem nenhuma perspectiva de reforma. Quando assumimos a secretaria, em dezembro de 2013, encontramos essa situação e a partir daí começamos a trabalho em prol da licitação. Entre janeiro e fevereiro de 2014 a obra foi licitada e, posteriormente, a empresa começou a montar o canteiro de obras”, destacou.

A obra foi dividida em duas fases, a primeira custou R$ 2,4 milhões e a segunda, sendo orçada em 1,2 milhões, totalizando um custo total R$ 3,6 milhões. A reforma na estrutura contou com a recuperação de vigas, pilares, plataforma, limpeza de toda a ferragem – que, segundo o secretário estava oxidada e foi substituída. Além disso, também houve a recuperação do canal de drenagem, a aplicação de uma pintura antioxidante em toda a extensão do viaduto, entre outros reparos.