Vivaldo Costa solicita execução do Programa “Água para Todos” no RN

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando a execução do Programa “Água para Todos” no Rio Grande do Norte. De acordo com o parlamentar, o programa é importante para o homem do campo, e principalmente, para as comunidades mais distantes e mais carentes da zona rural do Estado.

“Esse programa é essencial para o homem do campo que sofre com o abastecimento d´água irregular. Ao ser implantado, além de servir para o consumo próprio, pode incrementar na produção de alimentos e na criação de animais”, justificou Vivaldo.

O Programa Água para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, foi implementado pelo Governo Federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso.

O programa tem como objetivo garantir o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais.

O fornecimento de água de qualidade para o público beneficiado, seja para o consumo humano, seja para atividades produtivas, inclusive criação de animais, é realizado através da instalação de cisternas de consumo, cisternas de produção, sistemas coletivos de abastecimento de água, kits de irrigação e pequenas barragens.

Assessoria

Leave a Comment